A Mobi.E

O que é o MOBI.E?

O MOBI.E é uma solução inteligente que integra todos os sistemas de carregamento para a mobilidade eléctrica numa plataforma única, aberta e universal.

Desenhado a pensar no utilizador, o MOBI.E disponibiliza uma rede pública de postos de carregamento, à qual se pode ainda aliar o conforto de um carregamento feito em casa, seguro e de baixo custo. Com um único cartão, o utilizador pode abastecer o veículo eléctrico em qualquer ponto do país, podendo ainda recorrer a outros serviços associados ao carregamento.

O desenvolvimento do MOBI.E em Portugal permitiu ao país tornar-se um laboratório de inovação à escala real, onde o futuro se torna realidade nos dias de hoje.

 

O modelo MOBI.E

O Consórcio MOBI.E desenvolveu um modelo aberto adaptável a qualquer modelo de negócio e configuração de mercado, podendo por isso ser exportado para qualquer parte do mundo.

Sistema interoperável: Proposto como um modelo de negócio aberto e orientado para o funcionamento em mercado concorrencial, o MOBI.E permite a participação de todos os comercializadores de energia, operadores de pontos de carregamento e fabricantes de automóveis e equipamentos.

Modelo escalável: O MOBI.E foi desenhado para ser implementado em qualquer geografia, propondo uma abordagem de sistema que permite ultrapassar a situação de falta de comunicação entre os vários sistemas existentes, independentemente do país.

Integrável com outros serviços: O sistema desenhado permite a integração de outros serviços, como o pagamento de portagens, de parques de estacionamento, de transportes públicos, de car sharing, entre outros.

Sistema inteligente: Através do Mobility Intelligence Center, o sistema MOBI.E integra todos os fluxos financeiros, de informação e de energia entre os utilizadores e entre todas as empresas envolvidas, actuando como um organismo que assegura o cumprimento de todos os contratos celebrados entre os intervenientes. A criação deste mecanismo reduz os custos de transacção e evita a duplicação de sistemas.

 

Implementação do MOBI.E em Portugal

O MOBI.E começou a ser desenvolvido no início de 2008 e enfrentou a necessidade de desenvolver software e equipamentos necessários à criação de todo o sistema. Para tal, foi criada uma parceria entre empresas tecnológicas e entidades de I&D (Investigação e Desenvolvimento) que oferece a garantia de uma solução inteligente e segura.

A rede MOBI.E, actualmente em funcionamento em vários pontos de país, foi determinante para a criação das condições necessárias para o lançamento da mobilidade eléctrica em Portugal. Até final de 2012 contará com, pelo menos, 1.300 pontos de carregamento normal distribuídos por 25 cidades de todo o país e 50 pontos de carregamento rápido instalados nas principais vias de comunicação, facilitando assim a circulação de veículos eléctricos em todo o território. Adicionalmente, qualquer Operador pode investir em pontos de carregamento, reforçando a rede inicial.

 

MOBI.E, A ENERGIA QUE NOS MOVE