27-12-2012
Laboratório para testar eléctricos

 

Já existe em Portugal um laboratório para testar soluções tecnológicas para automóveis eléctricos. A infra-estrutura está sediada no INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto) e foi oficialmente apresentada na semana passada.

O Laboratório de Micro-redes eVeículos Eléctricos, escreve a Auto Hoje, "tem competências para ensaiar formas de carregar baterias para carros elétricos, em articulação com diferentes empresas, incluindo portuguesas, validando, assim, dispositivos e tecnologias com potencial de exportação".

De acordo com a revista, o laboratório está agora equipado com um conjunto de protótipos de inversores inteligentes para controlo de micro-geração (solar fotovoltaica e micro-eólica) e baterias de veículos eléctricos (bidirecional) com capacidade para se adaptarem autonomamente às necessidades e limitações da rede eléctrica.

O projecto envolveu um investimento de cerca de 2,6 milhões de euros, comparticipados pelo FAI (Fundo de Apoio à Inovação) e por parceiros como a EDP Distribuição, Efacec, Logica e REN, contando ainda com o apoio das empresas Contar e Galp Energia.

Mobi.e

ENTIDADE GESTORA MOBI.E

Conheça a entidade gestora da rede de mobilidade eléctrica em Portugal, que integrará as várias empresas comercializadoras da mobilidade eléctrica e assegurará que o abastecimento pode ser efectuado em qualquer ponto existente no país, garantindo uma rede aberta, universal e focada no utilizador.

saber +

Parceiros

PORTUGAL ESCOLHEU O SEU RUMO

Saiba quais são os múltiplos actores envolvidos no projecto da mobilidade electrica, quer ao nível da concepção quer ao nível da produção das diversas componentes do sistema, que tornam possível mudar a forma como nos movemos, rumo a um futuro cada vez mais próximo.

saber +

Internacional

A ENERGIA QUE MOVE PORTUGAL A CHEGAR CADA VEZ MAIS LONGE

A energia e o ambiente são questões de âmbito mundial que exigem uma resposta global.
Portugal apostou no momento certo e, com a Estratégia Nacional para a Energia colocou-se na vanguarda das energias renováveis, transformando um desafio numa oportunidade.
Portugal posiciona-se como um país pioneiro que propõe ao mundo um novo modelo de mobilidade, verdadeiramente integrado, potenciando as energias renováveis.

saber +