O CARREGAMENTO

Abastecer um veículo eléctrico

Existem dois tipos de carregamento para os veículos eléctricos, o normal (em corrente alternada) e o rápido (em corrente contínua). O carregamento normal é o recomendado para uma utilização diária, seja em casa ou na rede de acesso público MOBI.E. Por sua vez, o carregamento rápido é aconselhado em deslocações maiores,  quando a distância a percorrer seja superior à autonomia do veículo, ou para situações de emergência.

Nem todos os automóveis permitem o carregamento rápido. Deverá confirmar junto do seu fabricante as possibilidades de carregamento que o seu veículo oferece.

Duração do Carregamento
Normal: 6 a 8 Horas
Rápido: 20 a 30 Minutos

 

Utilizar o sistema MOBI.E

O abastecimento do veículo eléctrico na rede de carregamento requer a utilização de um Cartão MOBI.E. Este cartão permite o carregamento do veículo em qualquer ponto do país.

Durante o carregamento o utilizador pode monitorizar o processo em curso, através da Área Reservada do Portal MOBI.E e também do acesso mobile com as aplicações móveis disponíveis para sistema operativo IOS e Android. É ainda possível configurar alertas SMS/e-mail com aviso de carregamento completo.

Concluído o carregamento, é lançado no extracto de consumo o valor do carregamento, que inclui a electricidade consumida e o valor a pagar pelo serviço de carregamento (apenas após final da fase piloto). Todo o histórico de consumos e movimentos efectuados estão disponíveis para consulta no Portal MOBI.E.

Encontrar postos de carregamento MOBI.E

Até final de 2012, a rede MOBI.E terá à disposição dos utilizadores mais de 1.300 pontos de carregamento normal em espaços de acesso público e 50 pontos de carregamento rápido.

Nesta rede integram-se também outros pontos de carregamento para além da rede piloto, geridos por Operadores privados mas integrados no sistema MOBI.E, que podem ser encontrados em parques de estacionamento, centros comerciais, hotéis, aeroportos ou áreas de serviço.

Através do Portal MOBI.E e das aplicações móveis é possível consultar, em tempo real, os postos de carregamento de acesso público disponíveis. Pontos de carregamento disponíveis na página Pesquisa de Pontos.

Instruções de carregamento

Para utilizar a Rede MOBI.E, o utilizador deve:

Para iniciar o carregamento:

1.    Passar o Cartão MOBI.E no posto central
2.    Seleccionar a opção "Carregamento"
3.    Indicar o número do ponto mais próximo ao veículo
4.    Ligar a ficha ao veículo e depois ao ponto de carregamento. O carregamento tem início quando o indicador luminoso fica azul.

Para finalizar o carregamento:

1.    Voltar a passar o Cartão MOBI.E no posto central
2.    Seleccionar a opção "Terminar Carregamento"
3.    O posto é desbloqueado e o indicador luminoso passa a verde
4.    Retirar ficha do veículo e do ponto
5.    Fechar a tampa
6.    O indicador luminoso muda para azul, indicando que o posto de carregamento está novamente disponível

No equipamento, podem ainda ser realizadas operações simples, como consulta de saldo, mudança de PIN, entre outras.

Preço do carregamento

Após o início da fase comercial, os utilizadores devem subscrever um novo cartão MOBI.E, associado a um Comercializador de Electricidade para a Mobilidade Eléctrica (CEME). A electricidade será cobrada por cada CEME ao preço fixado em sistema de mercado livre, ao qual acresce o custo de utilização da infra-estrutura.

Os actuais utilizadores serão contactados atempadamente no sentido de garantir ininterruptibilidade do serviço.

Modos de carregamento

A rede disponível no espaço público permite o carregamento de qualquer veículo nos pontos e lugares de carregamento reservados para o efeito, contando com uma distribuição equitativa e uniforme de tomadas em modo 3 com conectores tipo 2 (Mennekes) e tomadas em modo 1/2 (cabo com control box) com conectores compatíveis (tipo Schuko ou IEC 60309 – tomada industrial).

Existem no mercado adaptadores de tomadas tipo Schuko para tomadas industriais e vice-versa. Porém, a sua utilização deverá ser feita com máxima precaução, prevenindo a segurança dos utilizadores e também dos próprios equipamentos.


Carregamento Doméstico

Os locais de estacionamento em edifícios novos ou reconstruídos são já obrigados por lei a dispor de um ponto de carregamento ou de uma tomada eléctrica para o carregamento de baterias de veículos eléctricos (DL n.º 39/2010 de 26 de Abril, art.º 28.º). No entanto, a maioria dos locais de estacionamento privados encontram-se em edifícios construídos antes da publicação deste decreto-lei. No caso de edifícios já existentes, os locais de estacionamento que tiverem tomadas eléctricas com ligação exclusiva da fracção podem, em princípio, ser adaptadas para o carregamento de veículos eléctricos. Porém, o seu proprietário deverá verificar se a instalação eléctrica cumpre com os requisitos técnicos e legais exigidos por uma questão de segurança (Portaria n.º 252/2011. D.R. n.º 121, Série I de 2011-06-27). Os veículos eléctricos têm exigências e especificações diferentes das dos electrodomésticos, pelo que o uso indevido da instalação eléctrica pode ser perigoso.

É ainda possível solicitar a instalação do sistema MOBI.E em condomínios. Consulte as condições na página de documentos (http://www.mobie.pt/documents/10156/13306/Portaria_2522011).
 

Mobilidade Eléctrica

  • CONHEÇA AS VANTAGENS DE UTILIZAR ENERGIA LIMPA E INFINITA PARA VIVER.

    A crescente dependência energética do petróleo e o enorme impacto ambiental resultante da utilização de combustíveis fósseis, faz com que Portugal aposte em novos modelos energéticos para a mobilidade. A principal missão é aproximar as energias renováveis do cidadão, maximizando as vantagens e integrando harmoniosamente a energia eléctrica, resultante de energias renováveis, no funcionamento e desenvolvimento das cidades.

     
    saber +

Veículos Eléctricos

  • O QUE É UM VEÍCULO ELÉCTRICO?

    Ao contrário de um veículo convencional ou híbrido, o carro eléctrico não usa um motor de combustão. Por esta razão é um veículo com menores emissões de gases poluentes.

     
    saber +

REDE DE ABASTECIMENTOS

  •  

    POSTOS DE CARREGAMENTO

    Estarão localizados em casa, nas garagens particulares, parques de estacionamento público, parques de estacionamento dos centros comerciais, hotéis, aeroportos, bombas de gasolina e na via pública dos municípios que aderiram à rede piloto.

     
    saber +