Mobilidade Eléctrica

A energia que nos move

Motivados pela crescente dependência energética do petróleo e pelo impacto ambiental que daí resulta, Portugal está a apostar em novos modelos energéticos para a mobilidade, que visam melhorar a qualidade de vida das cidades e de todos nós.

É, assim, que surge a Rede de Mobilidade Eléctrica. Trata-se de uma rede integrada entre vários postos existentes em território nacional, dinamizada pela plataforma tecnológica MOBI.E e que permite o abastecimento dos veículos eléctricos, mediante a utilização de um cartão de carregamento.

A sua principal missão é contribuir para uma mobilidade mais sustentável, maximizando as vantagens e integrando harmoniosamente a energia eléctrica, resultante de energias renováveis, no funcionamento e desenvolvimento das cidades.

Pretende-se com este novo paradigma de mobilidade, diminuir as emissões de CO2, melhorar a qualidade do ar e reduzir a dependência energética do país. A par disto, a aposta na mobilidade eléctrica visa estimular a criação de novos modelos de negócio associados ao cluster da mobilidade, bem como potenciar o desenvolvimento tecnológico dos sistemas de gestão de rede, das infra-estruturas energéticas e dos componentes automóveis, como baterias, powertrains e materiais mais leves e recicláveis.

 

Participe na mudança 

Portugal é um dos líderes na produção de energias renováveis. Cerca de metade da nossa electricidade provém de fontes renováveis, e os veículos eléctricos surgem como uma oportunidade para aproveitar essa mesma energia.

À noite, o consumo de energia diminui e, ao carregarmos os nossos veículos eléctricos durante esse período de tempo, estamos a permitir um melhor encaixe da energia produzida a partir das fontes renováveis.

Cada um de nós tem a possibilidade de contribuir para uma melhoria na eficiência energética. Está nas nossas mãos construir um futuro energeticamente mais sustentável.

 

SABIA QUE:

 


Cerca de metade da nossa electricidade é proveniente de energias renováveis.

Com 120 turbinas, o parque eólico do Alto Minho tem 240MW de capacidade instalada, com uma previsão anual de produção de 530GWh, capaz de produzir electricidade para abastecer 160.000 casas.

A central de energia solar da Amareleja, em Moura, tem capacidade para abastecer as necessidades energéticas de 30.000 famílias, ou, em termos técnicos, para a produção de 93.000 MWh por ano. Esta central também evita assim a emissão de mais de 89.000 toneladas de CO2 por ano na atmosfera.

O plano nacional de barragens prevê que Portugal atinja em 2020 uma capacidade hidroeléctrica superior a 7.000 MW e em que os novos aproveitamentos hidroeléctricos a implementar assegurem valores de potência instalada adicional na ordem dos 2.000 MW. Este plano representa acção, decisão e visão de médio e longo prazo e mostra que Portugal quer aproveitar o seu potencial hidroeléctrico.

O plano nacional para a eficiência energética prevê a redução do consumo de energia em 10% até 2015. A estratégia contará com os contributos dos vários sectores de actividade, com o estado a liderar em termos de eficiência, com uma economia induzida de cerca de 12%.

Desde janeiro de 2006, é obrigatória a instalação de painéis solares em novos edifícios, o que torna possível reduzir eficazmente o consumo de energia no sector da habitação.

 

Veículos Eléctricos

  • O QUE É UM VEÍCULO ELÉCTRICO?

    Ao contrário de um veículo convencional ou híbrido, o carro eléctrico não usa um motor de combustão. Por esta razão é um veículo com menores emissões de gases poluentes.

     
    saber +
 

Rede de abastecimento

  •  

    COMO FUNCIONAM?

    Dinamizada pela entidade gestora MOBI.E e presente em todo o território nacional, a rede de abastecimento oferece um serviço conveniente, seguro e barato que vai permitir uma transição pacífica para os veículos eléctricos.

     
    saber +
 
  • POSTOS DE CARREGAMENTO

    Estarão localizados em casa, nas garagens particulares, parques de estacionamento público, parques de estacionamento dos centros comerciais, hotéis, aeroportos, bombas de gasolina e na via pública dos municípios que aderiram à rede piloto.

     

    saber +

  • ABASTECIMENTO

    O cartão MOBI.E dará acesso aos postos de abastecimento. O carregamento, simples e seguro, efectua-se através da ligação da ficha do veículo ao ponto de abastecimento.

     

    saber +