operadores

Como instalar um posto?

Os postos de carregamento a serem instalados em locais de acesso público devem estar obrigatoriamente ligados à rede MOBI.E e possuirem um operador de mobilidade registado. Neste caso a parte interessada pode contactar um dos operadores de mobilidade integrados na Rede (ver aqui), que tratarão de todo o processo de aquisição, instalação e operação dos postos, ou alternativamente tornar-se ela própria um operador de mobilidade na Rede MOBI.E (ver aqui).

No caso dos postos de carregamento em espaço de acesso privado, a integração na Rede MOBI.E é opcional, sendo que o detentor do local de instalação pode igualmente escolher um operador (ver aqui), que ficará responsável pela instalação e operação do posto, ou adquirir diretamente o equipamento com a vertente de ligação ao Sistema MOBI.E a um fabricante (ver aqui). A ligação ao sistema MOBI.E para este tipo de locais permite, além de traçar perfis de consumo e análise estatística de utilização, agilizar de forma automática o relacional de consumos posto de carregamento/condomínio.

Toda a legislação que serve como base para a colocação de postos de carregamento em espaços de acesso público ou privado, bem como a sua operação e funcionamento pode ser encontrada poderá ser encontrada aqui.