Breadcrumb

Regras Técnicas e Procedimentos

Nesta página, encontrará as Regras Técnicas, procedimentos e orientações da MOBI.E, na qualidade de Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica.

 

Regras Técnicas MOBI.E

REGRA TÉCNICA Nº 1/MOBI.E/2019

Protocolo de Comunicação dos Equipamentos de Medição dos Pontos de Carregamento Integrados na Rede de Mobilidade Elétrica, com o Sistema de Gestão da EGME.

Regras Técnicas MOBI.E

REGRA TÉCNICA Nº 2/MOBI.E/2020

Modelo e Formato de Dados Disponibilizado pela EGME a CME, OPC, DPC e CSE - Dados referentes a consumos de mobilidade elétrica.

Regras e Orientações da Direção-Geral de Energia e Geologia

Publicador de Conteúdo

Protocolo de Comunicação OCPI

A MOBI.E tem atualmente implementado o protocolo de comunicações OCPI versão 2.2.

De forma a orientar os parceiros, a MOBI.E elaborou um documento que pretende apresentar de forma transparente a visão e o plano de ação desta implementação, traçando um caminho para que o ecossistema da mobilidade elétrica em Portugal possa evoluir de acordo com as diretrizes do protocolo OCPI.

Devido à extensão do protocolo e ao acompanhamento que a equipa da MOBI.E fará junto dos parceiros na integração, esta implementação é faseada. A primeira fase, já desenvolvida, compreende a integração dos CEME (EMSP) e a sua disponibilização é já uma realidade.

Assim sendo, esta versão do documento é direcionada especialmente às equipas técnicas (e parceiros) dos CEME (EMSP) para poderem realizar os desenvolvimentos necessários de integração das suas plataformas com a MOBI.E. Todas as questões técnicas relacionadas com este tema deverão ser endereçadas para mic@mobie.pt colocando no início [OCPI].

A documentação será atualizada à medida que os desenvolvimentos são lançados e as novas fases planeadas. Informamos que, até ser possível a integração total dos OPC (CPO), continuaremos a permitir a ligação entre as plataformas dos OPC (CPO) e da MOBI.E através do protocolo OCPP (1.5 ou 1.6).

Devido à sua natureza técnica, e para garantir que seja entendido por todas as partes interessadas (nacionais e estrangeiras), o documento foi escrito em inglês.

A versão atual do documento poderá ser consultada aqui.