Custo do Carregamento - MOBI.E
Custo do Carregamento
Na rede Mobi.E, o processo de fixação do custo de carregamento é totalmente transparente para o utilizador de veículos elétricos, uma vez que a fatura discrimina cada uma das parcelas dos serviços que contribuem para o carregamento.
Ao carregar num qualquer posto da rede Mobi.E, terá de pagar a parcela de energia consumida, a parcela relativa à utilização do posto e o imposto aplicado.
O Comercializador é o responsável pela faturação, agregando todas as parcelas que constituem o custo de carregamento.
A faturação pode ser:
- Periódica, agregando e discriminando todas as parcelas de cada carregamento durante um período;
- No final de cada carregamento, discriminando as parcelas que constituem esse carregamento.
Parcela de energia
A parcela de energia engloba:
- O Tarifário do Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), que corresponde à venda de eletricidade relacionada com o carregamento do seu veículo elétrico;
- As Tarifas de Acesso às Redes de Energia Elétrica para a Mobilidade Elétrica (TAR);
- O Imposto Especial sobre o Consumo de Energia Elétrica (IEC), composto por uma taxa variável que incide sobre o consumo de eletricidade, com uma taxa de 0,001 € por kWh em Portugal Continental, conforme estabelecido na Portaria n.º 320-D/2011, de 30 de dezembro.
Os Comercializadores determinam o preço dos seus serviços, tendo como base a combinação das seguintes variáveis:
- Custo por energia consumida - €/kWh;
- Custo por unidade de tempo - €/min;
- Custo por sessão de carregamento - €/carregamento.
Nota: A componente tarifária do CEME mantém-se constante independentemente do OPC utilizado.
Parcela de utilização do posto
A parcela de utilização do posto corresponde ao tarifário dos Operadores de Pontos de Carregamento (OPC), relativo ao serviço de disponibilização do posto de carregamento.
Os Operadores determinam o preço dos seus serviços com as seguintes variáveis como base:
- Custo por energia consumida - €/kWh;
- Custo por unidade de tempo - €/min;
- Custo por sessão de carregamento - €/carregamento.
A parcela referente ao Operador será integrada na fatura emitida aos utilizadores de veículos elétricos pelos Comercializadores. Posteriormente, as quantias devidas são transferidas para os respetivos Operadores, após as informações fornecidas pela MOBI.E.
O tarifário desta parcela está sempre publicitado no posto.
Para saber, em tempo real, os custos de utilização de cada ponto de carregamento, aceda à página 'Encontrar Posto'. Aqui, selecionando posto a posto, consegue obter informações precisas sobre os valores praticados.
Impostos
O Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), atualmente, é de 23% no Continente, 22% na Madeira e 18% nos Açores, e é aplicado em toda a fatura.

Sabia que…
Algumas aplicações, conseguem, com precisão, simular o custo final do carregamento antes de o utilizador dar início ao processo.
Classificação dos postos da rede Mobi.E
Na rede Mobi.E, classificamos os postos de carregamento em função das suas potências, da seguinte forma:
Funcionalidade de cada tipologia
Quanto à respetiva funcionalidade, apesar de não existirem compartimentos estanques, podendo cada tipologia servir de complemento a outras, procuramos, de seguida, dar uma ideia de como cada uma pode satisfazer melhor as necessidades:
- Carregamento lento: carregamento que pode demorar mais de 8 horas, adequado a zonas habitacionais onde não existam garagens/parqueamentos, de forma a permitir que os residentes possam carregar os seus veículos elétricos durante toda a noite ou fim de semana;
- Carregamento semirrápido: carregamento máximo até 4 horas, adequado a zonas habitacionais de grande densidade, pois permite uma maior rotação, bem como a zonas comerciais, onde os visitantes demorem mais de 1 hora a efetuar as suas compras;
- Carregamento rápido: carregamento máximo entre 1h-1h30m, adequado a zonas comerciais de grande procura, zonas de serviços ou zonas mistas (habitação/comércio/serviços);
- Carregamento ultrarrápido: carregamento máximo até 1 hora, adequado a zonas de grande rotatividade, como autoestradas ou de grande circulação.
Tire o máximo benefício da infraestrutura de carregamento
Tenha atenção à capacidade de carregamento do seu veículo elétrico.
A maioria das baterias dos veículos elétricos pode ser carregada com os postos normais ou semirrápidos, por exemplo, os veículos plug in não podem utilizar postos rápidos e ultrarrápidos.
O mercado automóvel de veículos elétricos disponibiliza cada vez mais modelos que permitem utilizar todas as potencialidades dos postos rápidos. Contudo, a potência dos postos ultrarrápidos apenas poderá ser aproveitada na sua plenitude pelos modelos 100% elétricos de gama mais elevada.
No momento da aquisição da sua viatura elétrica informe-se junto do seu concessionário quais as tipologias de postos de carregamento mais indicadas para o modelo que pretende adquirir.