Mobilidade elétrica em Portugal registou melhor ano de sempre e ultrapassou todas as metas - Mobi.e
Mobilidade elétrica em Portugal registou melhor ano de sempre e ultrapassou todas as metas
Número de carregamentos ultrapassou os 6,1 milhões em 2024, uma subida de 65% face a 2023. Poupança de CO2 foi superior às 102 mil toneladas

Mais de 6,1 milhões de carregamentos e mais de 282 mil utilizadores. O ano de 2024 foi o melhor de sempre da mobilidade elétrica em Portugal com a rede Mobi.E a registar valores recorde, mês após mês. Face a 2023, os carregamentos registaram uma subida de 65% enquanto o número de utilizadores distintos aumentou 64%. Dezembro, em que foram contabilizados pela primeira vez mais de 600 mil carregamentos, e agosto, com cerca de 584 mil, foram os melhores meses.
Quanto à energia consumida, ultrapassou os 127 mil MWh, valor 78% acima do verificado no ano anterior. O melhor mês foi também dezembro com mais de 13 mil MWh, seguido do mês de agosto com mais de 12,5 MWh. Com esta energia, foram percorridos mais de 850 milhões de quilómetros, o suficiente para dar 21.250 voltas ao planeta Terra.
Mobilidade elétrica é sinónimo de poupança ambiental. No ano de 2024, a utilização da rede Mobi.E evitou que fossem emitidas para a atmosfera mais de 102 mil toneladas de dióxido de carbono. Seriam necessárias mais de 1,6 milhões de árvores, em ambiente urbano, com 10 anos, para reter o mesmo CO2.
Em média, existem 87 tomadas por 100 quilómetros de estrada e 118 tomadas por 100 mil habitantes.
Cumprimento das metas
Os objetivos da MOBI.E foram totalmente atingidos com o cumprimento das metas estabelecidas quer no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quer no AFIR.
O PRR tinha como objetivo intercalar que a infraestrutura nacional de carregamento disponibilizasse 10.450 pontos de carregamento no final do ano.
No final de dezembro, a rede Mobi.E disponibilizava mais de 5.700 postos de carregamento de acesso público, o que equivale a mais de 10.700 pontos de carregamento, representando um crescimento anual superior a 36%. Mais de 2.150 postos de carregamento eram de carregamento rápido ou ultrarrápido (com potência superior a 22 kW), representando 38% do total da rede, o que torna Portugal também uma referência internacional neste indicador.
Estes postos integrados na rede são operados e mantidos por mais de uma centena de empresas. No final de 2024, havia também mais de três dezenas de fornecedores de eletricidade para a mobilidade elétrica.
Outro dado importante é o facto de, a 31 de dezembro, a rede Mobi.E disponibilizar mais de 344.800 kW de potência, estando 8,18% acima do exigido pelo regulamento AFIR, que determina que a infraestrutura de carregamento de cada País deve disponibilizar uma potência de 1,3 kW por cada veículo 100% elétrico e 0,8 kW por cada veículo híbrido plug in.
De acordo com a ACAP, em 2024, as matrículas de veículos novos eletrificados recarregáveis cresceu 10,3% (14,7% no caso dos veículos totalmente elétricos – BEV e 4,4% nos veículos elétricos Plug In - PHEV). Estes dois segmentos representaram mais de um terço das matrículas de ligeiros de passageiros registadas em todo o ano, em Portugal.