Migalhas de pão

Data 14-04-2023
#Evento
MOBI.Sessions levaram mobilidade elétrica aos municípios do Alentejo
Iniciativa conta com o Alto Patrocínio do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana

Mobilidade | Municípios

Iniciativa conta com o Alto Patrocínio do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana

A MOBI.E realizou ontem, 13 de abril, em Évora, a segunda sessão das MOBI.Sessions, que visam esclarecer dúvidas e sensibilizar os municípios para a mobilidade elétrica. Esta iniciativa, que conta com o Alto Patrocínio do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, teve o apoio e a colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Perante uma plateia de cerca de 40 técnicos e autarcas da região, o Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, sublinhou que “sem os municípios, não haverá uma solução de mobilidade elétrica eficaz neste país”, lembrando que as autarquias são determinantes para que se atinjam os objetivos de crescimento da rede previstos para os próximos anos. 

Sobre este ponto, já o presidente da MOBI.E, Luís Barroso, tinha referido: “Sabemos hoje que o ritmo de instalação da infraestrutura de carregamento depende muito de 3 fatores que envolvem as competências dos Municípios: Regulamentos harmonizados, procedimentos de aprovação céleres e taxas de licenciamento adequadas à fase embrionária do mercado”.




A sessão de boas-vindas contou ainda com a presença do presidente da CCDRA, António Ceia da Silva, e da vice-presidente, Carmen Carvalheira.

À abertura, seguiu-se uma sessão de esclarecimentos práticos, que contou com intervenções da MOBI.E, da E-REDES e da APOCME – Associação Portuguesa de Operadores e Comercializadores de Mobilidade Elétrica. 

As MOBI.Sessions são sessões dedicadas ao esclarecimento de dúvidas e sensibilização sobre mobilidade elétrica nos municípios e contam com o apoio das cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Continente (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e dos governos das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, prevendo-se que ocorram ao longo do primeiro semestre deste ano. Esta foi a segunda iniciativa, depois do arranque em Águeda, a 10 de fevereiro. No próximo dia 21 de abril, realiza-se a sessão da Madeira, no Funchal.


 

MOBI.E